Festa do Vinho na Madeira
O Aeroporto da Madeira associa-se à Festa do Vinho Madeira, através de algumas atividades que, apesar de dirigidas aos passageiros, são acessíveis a todos os utentes.
Já a partir de hoje ficam patentes no hall público das chegadas, no Piso 0, duas mostras: uma exposição fotográfica da autoria de Miguel Moniz com o título “Vinha, Mosto e Vinho” e, outra, de artefactos relacionados com a atividade vitivinícola da Região.
A exposição fotográfica é composta por um conjunto de 22 imagens que retratam as várias fases da produção vinícola, desde a vindima até ao produto final. São momentos que ilustram de uma forma muito direta aquilo que a Região Autónoma da Madeira tem de diferente e único, nas suas paisagens, na forma de plantação da vinha e na ainda tão manual vindima. Diz o autor: “A vitivinicultura madeirense está intimamente ligada à própria história da Ilha. O processo vitivinícola madeirense, no seu todo, ilustra a coexistência de uma cultura fortemente vincada em antigos costumes com o mutante paradigma tecnológico contemporâneo. É esta a diversidade que tento retratar”.
A exposição “Vinho Madeira – os seus Artefactos” resulta da junção de espólio do Museu Etnográfico da Madeira, da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e da empresa Madeira Wine Company.
Nos dias 29 de Agosto e 1 de Setembro, em colaboração com o IVBAM, serão efetuadas provas de Vinho Madeira, direcionadas em exclusivo aos passageiros que nos visitam nessas datas.
Esta é mais uma forma da ANA se associar aos principais eventos da Região Autónoma da Madeira, assumindo, também deste modo, a sua responsabilidade como infraestrutura de entrada da grande maioria dos turistas que visitam a ilha.