Festa das Vindimas e do Vinho chega ao Aeroporto do Porto
1 e 2 de Outubro
9 horas às 20 horas
Sala de recolha de bagagem
O mês de setembro não assinala apenas a chegada do Outono. É também o mês de celebração dessa tradição milenar que são as vindimas e que o Aeroporto do Porto pretende recriar nos próximos dias 1 e 2 de Outubro.
Este vai ser palco da Festa das Vindimas e do Vinho, que contará com várias actividades, entre as quais, provas de vinhos com acompanhamento de petiscos e demonstração da “Pisa da uva” tradicional. Estará igualmente patente uma exposição que pretende demonstrar a importância histórica desta actividade no nosso país.
A Festa das Vindimas e do Vinho irá realizar-se na sala de recolha de bagagem, das 9h às 20 horas e pretende receber os passageiros da melhor maneira: com degustação de vinhos do Porto, Douro e verdes, que serão acompanhados por queijos, enchidos, tremoços e broa. Deste quadro farão ainda parte dois promotores que, vestidos a rigor, com traje tradicional, irão demonstrar a “Pisa da Uva” com os respectivos adereços desta tradição.
Os passageiros terão ainda a oportunidade de ver uma exposição sobre o tema das vindimas, com enquadramento histórico do vinho português e da evolução dos métodos da apanha, de fabrico e produção, até ao engarrafamento.
Para a ANA Aeroportos de Portugal é extremamente importante que os Aeroportos que gere tenham cada vez mais algo memorável e diferenciador, que marque quem por eles passa. Além disso, sendo a principal porta de entrada e saída do nosso País, devem projectar positivamente a imagem, cultura e identidade nacionais.
Sobre o Programa Ver, Ouvir e Degustar – ANA Aeroportos de Portugal:
Inspirado no mote “Dar Vida aos Aeroportos”, este programa visa projetar de forma positiva a imagem, cultura e identidade portuguesas, dando resposta à necessidade dos passageiros que, conforme dados provenientes dos inquéritos de avaliação da satisfação, destacaram a dinamização cultural como uma área a melhorar.
Os Aeroportos nacionais são uma montra de excelência e um palco para a internacionalização de projetos das várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas, através da dinamização de mostras, demonstrações, concertos e outros eventos que assim contribuem para elevar a experiência dos visitantes e passageiros. Este programa, dirigido pela CREATIVE INDUSTRIES PROGRAM for ANA, concretiza-se pela celebração de parcerias de programação com vários agentes e entidades culturais e criativas.