Cabo Verde Airports inicia a operação com ANA e VINCI Airports

26 julho 2023

A Cabo Verde Airports iniciou ontem a operação da concessão dos aeroportos de Cabo Verde, atribuída pelo Governo de Cabo Verde, que inclui os aeroportos do Sal, da Praia, da Boa Vista e de São Vicente, bem como os aeródromos de São Filipe, São Nicolau e Maio.

Ao longo dos próximos 40 anos, a VINCI Airports assume a gestão, financiamento e modernização destes aeroportos juntamente com a ANA – Aeroportos de Portugal que detém 30% da concessão.

Thierry Ligonnière esteve presente no ato oficial de passagem dos certificados dos aeroportos e salientou que: “o sucesso de um será o sucesso do outro, pelo que estamos alinhados com os objetivos estratégicos do país e do Governo, nomeadamente em matéria de crescimento, qualificação e dinamização do turismo, melhoria de infraestruturas, e reforço de ligações nacionais e internacionais.”

Num país com um setor turístico em franco crescimento, que recebeu 2,2 milhões de passageiros em 2022, comprometemo-nos com um projeto adaptado a cada aeroporto, com um forte compromisso ambiental e aposta no desenvolvimento de novas rotas e na promoção das extraordinárias qualidades do arquipélago, sem esquecer a mobilidade entre as ilhas.

Em matéria de sustentabilidade e ambiente, são assumidos dois grandes objetivos: a redução progressiva das emissões de CO2 e o alinhamento com as diretrizes do programa Airport Carbon Accreditation, implementando um plano de ação ambiental que inclui a produção de energia renovável nos aeroportos.

As equipas dos aeroportos de Cabo Verde, cerca de 300 trabalhadores, serão integrados na rede da VINCI Airports e assim passar a ter acesso aos programas de formação contínua, à partilha das melhores práticas operacionais e da promoção do desenvolvimento de carreiras, com incidência nas oportunidades na igualdade de género.

A VINCI Airports avançou que assegurou um financiamento de 60 milhões de euros, a 20 anos, junto de três bancos de desenvolvimento: Banco Mundial-IFC, Proparco (França) e DEG (Alemanha), concedido ao abrigo do enquadramento de Financiamento Associado à Sustentabilidade (SLF).

A VINCI Airports consolida assim a sua liderança como primeiro operador privado mundial, com 72 aeroportos em funcionamento em 13 países.

Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, declarou: "Estamos orgulhosos pela confiança depositada em nós pelo governo cabo-verdiano, que confiou à VINCI Airports a responsabilidade de apoiar o crescimento turístico do país e assegurar a transformação ambiental dos aeroportos. Damos as boas-vindas aos nossos novos colegas da rede e estamos ansiosos por começar a trabalhar".