Aeroporto de Lisboa realiza exercício full scale
Aeroporto de Lisboa realiza exercício “full scale” com corte da CRIL
Vivemos numa época em que a segurança das populações se assume como prioridade, envolvendo para tal a conjugação de esforços entre organismos de âmbito diverso, no sentido de contribuir para a sua prontidão e eficácia.
A realização de exercícios de emergência nos aeroportos revela-se de primordial importância para avaliar a eficácia dos planos e procedimentos existentes.
Assim, o Aeroporto de Lisboa irá levar a efeito um exercício “full scale” no próximo dia 1 de Junho, às 00H00, com o nome de código “ALS2013”.
O exercício proposto terá como objetivo avaliar a resposta e coordenação dos meios e entidades num cenário de acidente com uma aeronave cujos destroços ficarão no interior no exterior do perímetro aeroportuário. Este exercício servirá igualmente para testar a articulação do dispositivo numa vertente supra municipal.
O “ALS2013” terá como cenário a seguinte situação: uma aeronave ao aterrar na pista 03, por motivos desconhecidos, não consegue parar dentro dos limites da pista e efetua um “Runway Excursion”. A aeronave separa-se em duas partes, ficando a posterior às asas dentro dos limites do aeroporto e a parte anterior fora dos limites e no talude para a CRIL.
No âmbito deste exercício “Full Scale”, será necessário proceder ao corte total de circulação nos dois sentidos do troço da CRIL, entre o Km 17+700 e o final (ponte Vasco da Gama), no período compreendido entre as 22H00 de 31MAI2013( sexta feira) e as 06H00 de 01JUN2013 (Sábado).
Tal fato irá gerar 7 pontos de corte e canalização de tráfego que serão assegurados pela PSP e GNR, contando aquelas Forças de Segurança com a colaboração da Estradas de Portugal, Brisa e Gestiponte, nos moldes seguintes:
a) Saída 1 – A1 (quem vem de Lisboa da 2.ª circular) – Corte Total, quer acesso à IC17, sentido Odivelas –A8, quer o acesso à Ponte Vasco da Gama.
Os Srs. automobilistas com destino à Ponte Vasco da Gama, poderão optar pela saída anterior na 2.ª circular (última saída Sacavém), seguir pela Av. Dr. Alfredo Bensaúde até à Praça José Queirós, onde prosseguem o trajeto normal para a Ponte Vasco da Gama. Poderão optar por prosseguir pela A1 (percurso maior), até ao Nó de Santa Iria de Azoia, inverter o sentido pela A1 direção Lisboa, cuja saída 1 ponte Vasco da Gama está aberta.
Os senhores automobilistas com destino à CRIL Odivelas, A8, IP 7- eixo norte sul, poderão optar pela mesma saída da 2.ª circular (última saída Sacavém) e inverter o sentido de marcha para a 2.º circular sentido Lisboa e optar pela via saída mais conveniente ( Ex: Av. Santos e Castro, av. Padre Cruz, eixo Norte-sul).
b) Saída 1 – A1 (quem circula na A1 vindo de Norte), não é cortado o acesso à Ponte Vasco da Gama, Sacavém Moscavide, é feito o corte apenas para a CRIL outros destinos (A8, Odivelas, etc).
Os Srs. Automobilistas que iriam circular pela CRIL outros destinos poderão prosseguir pela 2.ª circular e optar pelas saídas mais convenientes, ou ainda pela CRIL sentido IC2 Moscavide, Sacavém.
c) IC 2 – sentido Santa Iria de Azoia - Lisboa – saída CRIL Ponte Vasco da Gama. Totalmente cortado.
Os Srs. automobilistas com destino à Ponte Vasco da Gama, poderão prosseguir pelo IC2 até à Praça José Queirós, onde voltarão para o mesmo IC, e acedem na respetiva saída para a Ponte. Os Srs. automobilistas com outros destinos podem prosseguir até à mesma praça, optando pelos diversos circuitos alternativos da mesma.
d) Trânsito da Ponte Vasco da Gama – Sentido para Lisboa, - Corte total do acesso ao IC17, sendo o trânsito canalizado para a saída da 2.ª circular e A1.
Os senhores automobilistas com destino ao IC17 Odivelas, A8 e outros destinos poderão optar pelos diversos destinos prosseguindo pelas alternativas dadas pela 2.ª circular.
e) Acesso à CRIL Odivelas/A8, para quem vem da Praça José Queirós – totalmente cortado
Os Srs. Automobilistas prosseguem para a 2.ª circular e optar pelos trajetos alternativos possíveis (Ex: Av. Santos e Castro, av. Padre Cruz, eixo Norte-sul).
f) Da IP7 (eixo Norte Sul) – cortado acesso à CRIL Sacavém Moscavide, A1/A2, mantido acesso à CRIL destinos A8, Odivelas IC22/IC16.
Os Srs. automobilistas prosseguem pela CRIL destino Odivelas, IC22/IC16 A8 CREL, e quem tem como destino Sacavém Moscavide e Ponte Vasco da Gama podem ir pela IC17, Calçada de Carriche e 2.ª Circular onde saem na última saída Sacavém direito à Praça José Queirós e prosseguem respetivos destinos. Para a A1, seguir ou pela A8/CREL ou pela 2.ª circular.
g) CRIL sentido Odivelas- Sacavém ( cortado ao fim do túnel e desviado para o IP 7)
Os Srs. Automobilistas podem seguir pelas diversas alternativas que o eixo norte Sul dá para os mesmos destinos (exemplo os trajectos anteriores)