Aeroporto de Faro recebe prémio Best Improvement Europe
Aeroporto de Faro recebe prémio Best Improvement Europe
O Aeroporto de Faro obteve o prémio Best Improvement da Região Europa em 2012, entre todos os aeroportos que participam no programa ASQ Survey do ACI - Airports Council International. Esta distinção, de aeroporto europeu que em 2012 maior crescimento registou ao nível da Satisfação Global do Passageiro, resulta da realização de inquéritos aos passageiros no âmbito do programa mundial de benchmarking Airports Service Quality (ASQ) e premeia o esforço contínuo para a melhoria da qualidade de serviço prestado aos passageiros.
A ANA - Aeroportos de Portugal, SA, aderiu em 2006 a este estudo de avaliação da satisfação do passageiro lançado pelo ACI, no qual participam os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada.
Recordemos que, em 2009, o Aeroporto de Ponta Delgada já havia sido distinguido com este prémio.
Segundo, António Correia Mendes, Diretor do Aeroporto de Faro, “o reconhecimento que acabámos de receber constitui um enorme incentivo para todos os que trabalham neste Aeroporto. Este facto é ainda mais relevante quando o reconhecimento ocorre no meio dum complexo e desafiante plano de desenvolvimento. Sendo um aeroporto muito sazonal, com mais de 5,6 milhões de passageiros por ano, estamos cientes de que este reconhecimento não é um objetivo por si só, mas apenas mais um passo num processo contínuo de melhoria que através dum sempre melhor serviço, nós e os nossos passageiros esperamos nos possa manter entre os primeiros”.
Resultados de 2012
Os inquéritos efetuados revelaram que a Satisfação Global do Passageiro com o aeroporto evoluiu de uma classificação de 3,78 em 2010 para 3,96 em 2012, numa escala de 1 a 5, posicionando o Aeroporto de Faro como o que maior crescimento registou no nível de Satisfação Global do Passageiro, entre os 58 aeroportos europeus avaliados.
Segundo a opinião dos passageiros que utilizaram o Aeroporto de Faro, a “disponibilidade de carrinhos de bagagem”, a “eficiência dos funcionários do check-in”, o “tempo de espera na fila de controlo de passaportes”, a “sensação de segurança”, a “cortesia e ajuda dos funcionários do aeroporto”, a “limpeza do terminal”, os “ecrãs de informação de voo” e a “facilidade em identificar o percurso no aeroporto”, são alguns dos itens avaliados que justificam o prémio agora recebido.
“A opinião que recebemos dos nossos passageiros é um dos elementos primordiais para a definição da nossa política de gestão. O Aeroporto de Faro tenta, sempre, aplicar decisões que estejam alinhadas com as expectativas dos nossos passageiros para uma melhor qualidade de serviço” afirma António Correia Mendes.
Recordamos que ao longo de 2012 foram implementadas algumas melhorias destinadas a aumentar o conforto no Aeroporto de Faro, tais como:
- Novos Curbsides, com segregação do tráfego de chegadas e de partidas;
- Novos parques de estacionamento, com acréscimo de espaço;
- Remodelação da área de check-in (área 2);
- Remodelação do Balcão de Informações na Sala de Embarque;
- Remodelação do lounge;
- Wif-fi gratuito no lounge;
- Nova área de repouso na Sala de Embarque;
- Novos ecrãs de informação de voo;
- Inúmeros eventos que envolveram os passageiros e os stakeholders, dos quais se destacam “ A semana do Algarve Chefs”.
Por outro lado, o ano de 2012 foi também um ano muito exigente no que concerne aos trabalhos do plano de desenvolvimento em curso, o que resultou num enfâse muito especial em criar condições não stressantes no interface entre as obras e os passageiros.
O objetivo de Faro permanecerá sempre o de continuar a crescer, alicerçando este crescimento numa ótima qualidade de serviço.
O Programa ASQ Survey
O programa, denominado Airport Service Quality Survey, tem registado um número crescente de aeroportos aderentes. Atualmente participam cerca de 200 aeroportos neste programa, onde se incluem os de maior renome e dimensão, distribuídos por 6 continentes.
A metodologia consiste na realização de inquéritos a passageiros, com 36 questões acerca dos diversos serviços/facilidades existentes nos aeroportos. Estes inquéritos, com uma amostra estatisticamente significativa, são distribuídos ao longo de todo o ano, sendo os resultados e valores comparativos apresentados trimestralmente.
A classificação obtida em 2012 pelo Aeroporto de Faro resulta da orientação estratégica da ANA em gerir a infraestrutura algarvia, envolvendo os parceiros numa conjugação de esforços com o objetivo de ir ao encontro das espectativas dos passageiros. Os resultados das melhorias objetivas das condições físicas na aerogare e na plataforma de estacionamento de aeronaves permitem que os passageiros tenham uma experiência alinhada com a realidade da região que o aeroporto serve.
Os resultados agora alcançados constituem motivo de orgulho de todos os trabalhadores do Aeroporto de Faro.